Angola: Abertura das candidaturas aos Cursos de Agregação Pedagógica apoiados pelo RETFOP

Publicado em segunda-feira, 04 julho 2022 16:02

Até 10 de julho de 2022, estão abertas as candidaturas aos Cursos de Agregação Pedagógica que terão início em Angola no próximo ano académico de 2022/2023, com o apoio do projeto RETFOP – Revitalização do Ensino Técnico e Formação Profissional de Angola.

Os cursos destinam-se a professores do ensino técnico-profissional em Angola, a lecionar em cursos das áreas de formação de Administração e Serviços, Informática e Saúde, e que não detenham agregação pedagógica.

Enquadrados pelo regulamento dos cursos de agregação pedagógica, aprovado conjuntamente pelos Ministérios da Educação e do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação de Angola (Decreto Executivo Conjunto nº 59/21, de 10 de março de 2021), cada curso terá uma carga horária de 300 horas.

Os cursos serão ministrados nos Institutos Superiores de Ciências da Educação (ISCED) de Benguela, Huambo, Huíla, Luanda e Uíge, os quais contam, para o efeito, com o apoio do Instituto Superior Politécnico de Setúbal, no quadro da parceria do RETFOP com o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos Portugueses.

Consulte o regulamento de candidatura e o folheto informativo.

O RETFOP é financiado pela União Europeia e cofinanciado e gerido pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., em parceria com a Expertise France, contando com uma dotação financeira de 21,45 milhões de euros, para um período de seis anos. O projeto tem como objetivo geral contribuir para a redução do desemprego, especialmente entre os jovens, através da disponibilização de capital humano mais empregável e produtivo.