Angola: Anúncio da “Palavra do Ano” 2016

Publicado em quinta-feira, 12 janeiro 2017 17:54

No dia 18 de Janeiro de 2017, às 18h00, no Camões – Centro Cultural Português em Luanda, será anunciada a Palavra do Ano 2016 em Angola com Música e Poesia, numa parceria com a Plural Editores.

Reconhecendo a importância da iniciativa na promoção e divulgação da Língua Portuguesa, o Camões-Centro Cultural Português associou-se à Palavra do Ano, não apenas na promoção, divulgação e acolhimento da iniciativa no auditório Pepetela, mas também contribuindo para que se transforme numa Festa da Palavra em Língua Portuguesa.

A votação decorreu até ao último segundo de 31 de dezembro através do site www.palavradoano.co.ao.

A sessão irá contar com momentos musicais, protagonizados por Magda Mendes e Nell Jazz, e de poesia livre sobre as três palavras mais votadas, na voz de Pedro Belgio, Mbanza Muxima e Marcos Kingondo (Ginguba). A Palavra do Ano 2016 será anunciada pelo Embaixador de Portugal, João Caetano da Silva e a apresentação estará a cargo de Armindo Paim e Kiokamba Cassua. Segue Programa em anexo.

Durante o mês de dezembro os angolanos puderam votar livremente na Palavra do Ano 2016, através do site www.palavradoano.co.ao, escolhendo uma das dez palavras candidatas: candando, crise, diversificação, esperança, kamba, kandengue, kínguila, kixiquila, liberdade, paz.

A lista de palavras candidatas a Palavra do Ano é produto do trabalho permanente de observação e acompanhamento da realidade da língua portuguesa levado a cabo pela Plural Editores Angola, através da análise de frequência e distribuição de uso das palavras e do relevo que elas alcançam, tanto nos meios de comunicação como nas redes sociais, tendo em consideração também as sugestões dos angolanos através do site www.palavradoano.co.ao.

A Palavra do Ano é uma iniciativa da Plural Editores Angola e tem como principal objetivo sublinhar a riqueza lexical e o dinamismo criativo da língua portuguesa, património vivo e precioso de todos os que nela se expressam, acentuando, assim, a importância das palavras e dos seus significados na produção individual e social dos sentidos com que vamos interpretando e construindo a própria vida.

A partir de agora, inicia-se o trabalho que conduzirá à definição das 10 palavras candidatas a Palavra do Ano 2017.