Angola: Apresentação da exposição “Folk Tales”, por Evan Cláver

Publicado em quarta-feira, 03 fevereiro 2021 16:35

O Camões – Centro Cultural Português (CCP) em Luanda inaugurou a 3 de fevereiro de 2021, numa cerimónia exclusiva para apresentação à comunicação social, a exposição de artes plásticas intitulada “Folk Tales” (Contos Populares), do artista plástico angolano Evan Cláver. Esta é a exposição inaugural do programa de atividades do CCP – Luanda para 2021.

Evan Cláver é um artista autodidata que começou a desenhar muito novo, tendo trabalhado também nas áreas do vídeo e do cinema. "Folk Tales" é a sua primeira exposição individual, na qual o artista procura explorar os extremos da perceção, misturando linguagens do cinema, fotografia, comunicação social e pintura, invocando quadros de comédia, costumes e tragédia retirados do quotidiano e imaginário popular angolanos.

A sátira política e social, pontuada por uma permanente ironia, são as ferramentas do artista para questionar a veracidade dos media e a passividade (alienação) do observador. Provocação, fascínio e excesso são fios condutores do seu trabalho, através dos quais o artista lembra tanto a beleza como a(s) ironia(s) da vida.

No conjunto da exposição, o público poderá apreciar cerca de 28 peças artísticas, correspondentes a 21 composições, nas quais as legendas surgem impregnadas de sentido e, por isso, constituem um elemento indispensável à apreensão das obras. Evan Cláver apresenta ainda a sua vocação cinematográfica com a apresentação de uma curta-metragem intitulada “Enóquio”. A exposição ficará patente ao público até ao dia 25 de fevereiro de 2021.

A sessão inaugural foi presidida pelo Embaixador de Portugal em Angola, Pedro Pessoa e Costa, e contou com as presenças do artista, Evan Claver, do escritor angolano Ondjaki, do Diretor do Camões – Centro Cultural Português em Luanda, Telmo Gonçalves, e do Diretor de Marketing do BFA, Nelson Correia, em representação do patrocinador institucional da exposição.

 Por razões de biossegurança no combate à pandemia da COVID-19, a inauguração foi destinada apenas à comunicação social.

 

Foto: © Ver Angola