Angola: Banda Desenhada e Animação no festival Luanda Cartoon

Publicado em sexta-feira, 21 junho 2013 18:44

A 10º edição do Festival de Banda Desenhada e Animação – Luanda Cartoon conta com exposições, oficinas e projeções de filmes e será inaugurada a 14 de agosto, pelas 18h30, no Centro Cultural Português em Luanda.

No âmbito do Festival, estará patente uma exposição, até 23 de agosto, com trabalhos de artistas internacionais e angolanos, em estilos como a caricatura, a banda desenhada ou a charge (estilo que satiriza, por meio de uma caricatura, acontecimentos político-sociais da atualidade).

A programação do Luanda Cartoon inclui ainda uma mostra de cinema de animação e diversas oficinas de banda desenhada. Entre os formadores encontram-se o artista angolano Olímpio de Sousa e cartoonista português João Manuel Mascarenhas.

A 23 de agosto, pelas 18h30 haverá uma conversa em torno do tema “Falando de BD”, com Abílio Pinto, Casimiro Pedro, Carlos Alves, Gabito Silva, Olímpio De Sousa e Tché Gourgel, estando a animação a cargo de Lindomar de Sousa.

Esta iniciativa, que tem vindo a tornar-se uma referência no universo do cartoon angolano e internacional, é organizada pelo Estúdio Olindomar, criado em 2006 pelos artistas Olímpio e Lindomar de Sousa, e conta com o apoio do Camões, IP, entre outros.