Angola: Café Literário com escritor e jornalista português José Carlos de Vasconcelos

Publicado em quinta-feira, 22 janeiro 2015 12:04

O poeta, escritor e jornalista português José Carlos de Vasconcelos, diretor do Jornal de Letras, Artes e Ideias, é a personalidade convidada de um Café Literário organizado pelo Centro Cultural Português/Camões, I.P. de Luanda, que se realiza a 22 de janeiro de 2015, às 18:00.

José Carlos de Vasconcelos fundou em 1981 o Jornal de Letras, Artes e Ideias (abreviadamente designado por “JL”), título de periodicidade quinzenal, editado em Portugal, que continua a dirigir.

Nascido em 1940 em Freamunde, Paços de Ferreira, é membro da Academia Brasileira das Letras. Licenciou-se em Direito pela Universidade de Coimbra e iniciou a sua carreira no jornalismo em 1966. O seu longo percurso contempla, nomeadamente, a chefia de redação da “Via Latina” e da “Revista Vértice”. Também fundou e dirigiu “O Jornal” e a revista “Visão”.

Numa incursão pelo campo político, foi eleito deputado à Assembleia da República, presidiu à Comissão Parlamentar Luso-Brasileira e à Comissão de Honra dos 500 anos do Descobrimento do Brasil.

Na vertente literária, José Carlos de Vasconcelos publicou diversos títulos, entre eles “Canções para a Primavera” (1960), “Caçador de Pirilampos” (2007), “Florzinha Gota de Água” (2010) e o “O Sol das Palavras (2012).

Este Café Literário realiza-se à margem do V Encontro de Escritores de Língua Portuguesa, que decorre na capital angolana de 21 a 23 de janeiro. O CCP/Camões, IP de Luanda situa-se na Av. de Portugal, nº 50.