Angola: Conferência-Debate sobre o legado do Tratado de Roma e Exposição “União cada vez mais estreita”

Publicado em quarta-feira, 05 abril 2017 16:30

No dia 6 de abril de 2017, às 9h30, terá lugar no Camões – Centro Cultural Português em Luanda uma Conferência-Debate sobre o legado do Tratado de Roma assinado há 60 anos e sobre o futuro da União Europeia. Nessa Conferência participarão os Embaixadores dos Estados Membros da UE acreditados em Angola e o Chefe de Missão da União Europeia. Será também inaugurada uma exposição intitulada "União cada vez mais estreita".

Há sessenta anos, em Roma, foram lançadas as bases da Europa tal como a conhecemos hoje, dando-se início ao mais longo período de paz da história do continente europeu. Depois do Tratado de Roma foi possível criar um mercado comum com livre circulação de pessoas, bens e serviços, favorecendo as condições para maior prosperidade e estabilidade dos cidadãos europeus.

Por ocasião desta celebração, a Europa olha para o passado com orgulho e encara o futuro com  esperança. Há 60 anos foi criada uma União que promove a cooperação pacífica, o respeito pela dignidade humana, a liberdade, a democracia, a igualdade e a solidariedade entre nações e povos europeus.

Na Conferência, que será moderada pela jornalista Luísa Rogério, será feita uma reflexão em torno, não apenas do que foi alcançado, mas  também dos desafios  futuros, particularmente as relações entre a UE e África e UE com Angola.