Angola: Conversas - LAB sobre Conservação e Restauração de Obras de Arte com Rodrigo Bettencourt

Publicado em segunda-feira, 05 setembro 2016 12:38

No dia 08 de setembro, às 18h30, o Camões – Centro Cultural Português em Luanda, numa parceria com a Lab Art & Co, acolherá Conversas_Lab sobre conservação e restauração de Obras de Arte, com participação do Conservador Rodrigo Bettencourt da Câmara e moderação do artista Hildebrando de Melo.

As Conversas _ Lab serão uma oportunidade para analisar e refletir sobre questões ligadas à conservação e restauração, como meio de preservar a integridade física e o valor artístico de uma obra de arte, procurando respeitar, ao máximo, a sua originalidade. Serão abordados e discutidos temas ligados à “conservação preventiva”, “conservação curativa”, “restauro” e respetivas técnicas, bem como questões relacionadas com as causas da deterioração das obras de arte, designadamente condições ambientais, de armazenagem e de exposição.  

As Conversas_Lab constituirão ainda uma oportunidade para interagir com um conceituado especialista no domínio da restauração, que se desloca a Angola para este encontro. Rodrigo Bettencourt é licenciado em Multimédia e Instalação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. A sua formação passa pela Pintura, Desenho, Restauração, Fotografia e Vídeo.

Desde 1993 trabalha, como independente, com as principais instituições culturais, como o Museu Berardo, Museu do Design, Fundação Calouste Gulbenkian, Museu do Chiado, Fundação de Serralves, Museu de Arte Contemporânea de Elvas, Coleção António Cachola, Fundação EDP, Fundação Carmona e Costa, Galeria Graça Brandão, Galeria Pedro Oliveira, Galeria Cristina Guerra, ARCO, Museu da Cidade, Turismo de Portugal, entre outras instituições.