Angola: Delegação da União Europeia visita as atividades do RETFOP na província do Huambo

Publicado em quinta-feira, 14 julho 2022 12:31

Entre os dias 4 e 5 de julho de 2022, a Gestora de Projeto da delegação da União Europeia em Angola, Alba Valle Basanta, realizou uma visita às atividades em curso do projeto RETFOP - Revitalização do Ensino Técnico e Formação Profissional de Angola -, na província do Huambo, acompanhada pela equipa do projeto.

No quadro desta visita realizou-se uma reunião sobre os cursos superiores de formação inicial de professores para o ensino médio técnico, apoiados pelo RETFOP, que contou com a presença da respetiva Comissão de Coordenação, do Reitor da Universidade José Eduardo dos Santos (UJES) e do Presidente do Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) do Huambo, tendo sido identificados possíveis caminhos para a consolidação e aprofundamento da atual experiência, por todos considerada de grande importância para o ensino superior angolano.

Foi ainda possível visitar as instalações laboratoriais da Faculdade de Ciências Agrárias, onde se desenvolve a grande parte das aulas práticas dos cursos implementados conjuntamente pela UJES e pelo ISCED do Huambo, com o apoio dos Institutos Superiores Politécnicos de Setúbal e Bragança, no quadro da parceria do RETFOP com o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos Portugueses.

Realizaram-se também encontros com os serviços provinciais do Instituto Nacional do Emprego e Formação Profissional, Centro Local de Empreendedorismo e Serviços de Emprego e Centros de Formação, bem como visitas a beneficiários dos programas de formação em empreendedorismo e de apoio ao microempreendedorismo.

O RETFOP é financiado pela União Europeia e cofinanciado e gerido pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., em parceria com a Expertise France, contando com uma dotação financeira de 21,45 milhões de euros, para um período de seis anos. O projeto tem como objetivo geral contribuir para a redução do desemprego, especialmente entre os jovens, através da disponibilização de capital humano mais empregável e produtivo.

33343 l1

33343 l3