Angola: Desafios das alterações climáticas em análise na cidade de Luanda

Publicado em terça-feira, 29 setembro 2015 16:06

O Centro Cultural Português em Luanda/Camões, I.P., em parceria com a Embaixada de França em Angola e o apoio da Alliance Française de Luanda, acolhe no dia 5 de outubro de 2015, entre as 18h30 e as 20h00, uma Conferência subordinada ao tema “Os Desafios do Aquecimento Climático e a Geopolítica”, de François Gemenne.

François Gemenne, diretor da Associação Políticas da Terra e pesquisador do Instituto de Ciências Políticas de Paris “Science Po”, analisará os diversos desafios, nomeadamente os estratégicos, económicos, jurídicos e de segurança associados às alterações climáticas.

Para além da atualidade do tema, a conferência pretende dar um importante contributo para sensibilização do público, particularmente universitário, para as alterações climáticas que serão objeto de análise e discussão aprofundadas na próxima conferência internacional a realizar em Paris, previsivelmente em novembro próximo.

Especialista da geopolítica ambiental, François Gemenne é doutorado em ciência política pela Sciences Po Paris e pela Universidade de Liège (Bélgica). Tem também um Mestrado em Desenvolvimento, Meio Ambiente e Sociedade pela Universidade de Louvain, bem como Mestre em Pesquisa em Ciência Política pela London School of Economics.

Após a conclusão do seu doutoramento, foi premiado com uma bolsa de pós-doutoramento do Fundo de Investigação Axa.