Angola: Embaixadores da União Europeia e dos Estados Membros visitam o projeto FRESAN

Publicado em sexta-feira, 18 fevereiro 2022 14:10

O projeto FRESAN recebeu, entre os dias 14 e 16 de fevereiro de 2022, a visita da Embaixadora da União Europeia (UE) em Angola e dos Embaixadores dos Estados-membros da UE acreditados naquele país.

Durantes três dias foram visitadas as províncias do Cunene e da Huíla para conhecer algumas das intervenções do FRESAN nas áreas de produção agrícola, acesso à água e nutrição, que contribuem para melhorar as condições de vida das populações mais vulneráveis.

O primeiro dia foi dedicado ao município da Humpata, na Huíla, com a visita ao projeto da World Vision, ONG subvencionada no âmbito do FRESAN para observação de uma das Escolas de Campo Agrícola. No segundo dia, na Cahama, no Cunene, os Embaixadores reuniram com a Administração Municipal e visitaram a formação AIDI para Técnicos de Saúde, os pontos de água já reabilitados pelo projeto Ediva, da ONG Development Workshop, e ainda visitaram o Hospital do Chiulo e a Casa de Espera, abrangida pela intervenção da ONG CUAMM. No último dia, em Curoca, Cunene, decorreu a visita à intervenção do consórcio das ONG ADPP e CODESPA, também subvencionadas por este projeto.

Os Embaixadores da UE assinalaram a importância do FRESAN no contexto de seca extrema que se vive nas províncias do sul de Angola, contribuindo para reduzir a insegurança alimentar das populações. O Embaixador de Portugal, que integrou esta visita, destacou a apropriação pública do projeto e os benefícios já visíveis junto das populações e salientou a importância da cooperação portuguesa na implementação dos projetos da UE, e da cooperação bilateral.

O projeto FRESAN (Fortalecimento da Resiliência e da Segurança Alimentar e Nutricional em Angola) é uma iniciativa do Governo de Angola, financiada pela União Europeia, sendo uma das suas componentes gerida e cofinanciada pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. Tem como objetivo contribuir para a redução da fome, pobreza e vulnerabilidade à insegurança alimentar e nutricional no Cunene, Huíla e Namibe, sobretudo através do reforço da resiliência e produção agrícola familiar sustentável, da melhoria da situação nutricional das famílias e apoio ao desenvolvimento de capacidades nas instituições.

32939 2

32939 3

32939 4