Angola: Exposição “Anatomilias - Parte 2”, de Paulo Kussy

Publicado em sexta-feira, 10 abril 2015 16:40

A exposição “Anatomilias (Parte 2) - Bodyflow” do artista plástico angolano Paulo Kussy será inaugurada no Centro Cultural Português/Camões, I.P. em Luanda no dia 16 de abril de 2015, onde ficará patente até ao próximo dia 30.

Anatomilias é o segundo trabalho de uma trilogia que o artista iniciou em 2010. Uma narrativa, cujo fio condutor é a viagem pelo corpo humano. Nas palavras do artista, “O corpo humano, como nosso maior património, é o tema principal na minha arte”. O corpo humano, para além do organismo, “envolve também a capacidade mental, a capacidade sublime de superar as mais variadas adversidades”.

O novo trabalho de Paulo Kussy apresenta seres híbridos, estilizados e alongados, a disputarem entre si o espaço e o protagonismo pictórico. Segundo o artista, no mundo atual, a relação entre homem e máquina é marcada pela competição desenfreada, que provoca uma crescente exigência no grau de desempenho do homem, correspondente ao aprimoramento do fabrico de máquinas e robôs, cada vez mais funcionais e inteligentes.

Em Anatomilias, Paulo Kussy regressa às fontes de inspiração clássicas, particularmente dos cânones estéticos da civilização grega, com todo o seu imaginário mitológico e o esplendor dos mestres renascentistas.

Paulo Kussy nasceu em 1978 em Luanda, Angola. Muda-se para Lisboa aos doze anos, em 1990. Colaborou, a partir de 1999, como retratista ao vivo e caricaturista, com empresas de produção e animação de eventos. Em 2003, conclui a sua formação em Artes Plásticas, variante de Pintura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade Clássica de Lisboa. O seu percurso artístico conta com 4 exposições individuais e 12 coletivas, apresentadas em Angola e Portugal.