Angola: Exposição de pintura e escultura no Centro Cultural Português em Luanda

Publicado em quinta-feira, 19 junho 2014 12:32

A exposição “Present Art”, com 14 obras de pintura e 12 de escultura do artista Etona, está patente ao público até 30 de junho de 2014, no Centro Cultural Português em Luanda.

A mostra pretende exprimir uma leitura paradigmática da sociedade angolana, com foco em Luanda, e chamar a atenção para problemáticas como a saúde e educação, exaltando neste campo o papel da família e a importância da “mãe” na estruturação da sociedade.

António Tomás Ana, com nome artístico Etona, nasceu no Soyo em 1961, frequentou o Instituto Nacional de Formação Artística Cultural e o Centro Internacional de Escultura e licenciou-se em Relações Internacionais e Filosofia, no Instituto Superior Privado de Angola e no American World University, respetivamente.

Exerceu vários cargos ligados ao mundo artístico, entre os quais se destacam: de 1986 a 1990, coordenador da Brigada de Jovens Artistas da União dos Artistas Plásticos Angolanos (UNAP); de 2001 a 2003, secretário-geral da UNAP; em 2013 reassumiu o cargo de secretário-geral da UNAP, que desempenha atualmente.

No seu percurso artístico constam mais de quatro dezenas de exposições individuais e coletivas em Angola, Portugal, Cuba, Brasil, Alemanha, Japão, Grã-Bretanha, Venezuela, EUA e China.