Angola: Exposição “10 Anos em Linha”, do artista plástico Renato Fialho

Publicado em quinta-feira, 22 janeiro 2015 18:43

Uma exposição de pintura, fotografia e escultura intitulada “10 Anos em Linha”, do artista plástico Renato Fialho, vai ser inaugurada no Centro Cultural Português/Camões, I.P. de Luanda no dia 27 de janeiro de 2015, às 18:30, podendo ser visitada até ao próximo dia 9 de fevereiro.

Constituída por 26 obras, das quais 17 inéditas, a mostra baseia-se na criação do artista ao longo da última década. Como elemento de unidade destaca-se o recurso à “linha”, traço característico de Renato Fialho. Além do tratamento gráfico, o autor utiliza óleo e acrílico sobre tela.

A inspiração para esta exposição baseia-se nas representações de África, de Angola e de Luanda, cidade onde o artista reside. Figuras da história, como Nelson Mandela, imagens da natureza, como a palmeira e o embondeiro e personagens do quotidiano da capital angolana, como o “candongueiro”, o cobrador e o carregador, são também evocadas.

Renato Fialho nasceu em 1977 em Lisboa, onde estudou design. Viveu 10 anos no Canadá. Atualmente vive em Angola, de onde é originária a sua família, e onde se radicou há já alguns anos.

O seu trabalho é marcado pelas vivências e experiências que recolheu nesses três continentes (Europa, África e América). No seu percurso conta já com mais de 30 exposições, das quais 10 individuais, apresentadas em Portugal e Angola. Foi um dos artistas selecionados na Bienal ENSARTE, edições de 2012 e 2014.