Angola: Recital “Mulher é Poesia” no âmbito do FESPOL - Festival de Poesia e Letras

Publicado em terça-feira, 19 julho 2016 17:07

O Auditório Pepetela, do Camões − Centro Cultural Português em Luanda, vai acolher no dia 21 de julho de 2016, às 18h30, o recital “Mulher é Poesia”, promovido pelo Movimento Lev’Arte e que pretende projetar a poesia, prestando homenagem à Mulher, particularmente à Mulher africana, cujo Dia se assinala a 31 de julho.

O recital vai revisitar poesia de autores consagrados e dar a conhecer novos talentos literários, num cruzamento de estilos e de escolas, através da declamação feita por Mulheres, na sua maioria poetas, escritoras e jornalistas, de diferentes gerações.

Participarão neste evento poetas da União Nacional dos Escritores Angolanos (UEA), do Movimento Lev’Arte, do Clube Nacional de Poetas e Trovadores de Angola, do Movimento Arte ao Vivo e de vários órgãos de comunicação social.  

O Recital enquadra-se no Festival de Poesia e Letras – FESPOL, que já vai na 3ª edição, a decorrer de 20 a 23 de julho, nas Províncias de Luanda, Huíla, Huambo, Kuando Kubango e Bengo e que tem como lema “Você é Poesia”. Estão previstas palestras, workshops, mesas redondas, lançamento de livros, documentários do projeto “leitura porta a porta”, exibição de filmes, concertos musicais e recitais de poesia.

O objetivo do FESPOL é despertar o gosto e o interesse pela leitura, em particular pela poesia, desenvolver a arte de declamação, formar e inspirar novos escritores e internacionalizar o Festival, fomentando o intercâmbio cultural.

São parceiros do FESPOL, o Camões − Centro Cultural Português, a Alliance Française, a Casa da Cultura Brasil Angola, a Rede de Mediatecas, Movimentos e Associações Literárias, a Brigada Jovem de Artistas Plásticos e o Centro de Imprensa Aníbal de Melo.