Angola: FRESAN apoia entrega de primeiras sementes resilientes de batata doce no Namibe

Publicado em segunda-feira, 24 outubro 2022 10:04

Durante o mês de outubro de 2022, decorre a entrega de propágulos de batata-doce cultivados na Estação Experimental Agrícola do Namibe (EEAN), apoiada pelo FRESAN, a organizações não governamentais (ONG) subvencionadas pelo projeto, que vão ser depois multiplicados em Escolas de Campo de Agricultores, beneficiando agricultores e suas respetivas famílias.

Como explicou o diretor da EEAN, Marcos dos Santos, a partir de um banco de recursos genéticos com variedades já ensaiadas no Namibe e nas províncias vizinhas do Cunene e da Huíla, foram multiplicadas, ao longo de dois hectares, espécies resilientes e nutritivas de batata-doce como a de polpa alaranjada.

As ONG ADESPOV - Associação de Desenvolvimento e Enquadramento Social de Populações Vulneráveis e FEC - Fundação Fé e Cooperação foram as primeiras a receber propágulos de batata-doce para serem plantados em Escolas de Campo, que depois serão redistribuídos pelas parcelas dos agricultores existentes nas comunidades.

Com o apoio FRESAN / Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. – que forneceu equipamento à EEAN e reabilitou o sistema de rega da Estação – tem sido possível testar e multiplicar diversas variedades de batata-doce e, ao longo de sete hectares, também testar e multiplicar variedades de massango, de massambala, de feijão vulgar e feijão-macunde, de mandioca e de milho.

O FRESAN é uma iniciativa do governo de Angola, financiada pela União Europeia, cogerida pelo Camões, I.P.  que pretende contribuir para a redução da fome, da pobreza e da vulnerabilidade à insegurança alimentar e nutricional no Cunene, na Huíla e no Namibe, sobretudo através do reforço da resiliência e da produção agrícola familiar sustentável, da melhoria da situação nutricional das famílias e do apoio ao desenvolvimento de capacidades nas instituições.

33516 2