Angola: FRESAN apoia formação de 160 tratadores de gado

Publicado em segunda-feira, 21 fevereiro 2022 14:53

Com o apoio do projeto da União Europeia de Fortalecimento da Resiliência e da Segurança Alimentar e Nutricional (FRESAN) em Angola, o ISV – Instituto de Serviços Veterinários realizou, entre os dias 14 e 18 de fevereiro de 2022, uma formação de reciclagem de conhecimentos para 160 tratadores de gado, nas províncias do Cunene (60), Huíla (60) e Namibe (40).

A iniciativa integra-se na estratégia para reativação dos serviços de pastorícia de proximidade, possibilitando a criadores de gado tradicionais aceder a serviços veterinários prestados por estes tratadores de gado nas suas próprias comunidades. Os tratadores de gado são pessoas selecionadas pelas comunidades para este efeito.

Durante a formação foi ainda distribuído um kit veterinário a cada tratador de gado para que este possa realizar diagnósticos de quantidade e proceder ao tratamento das principais doenças veterinárias.

Esta ação permitirá contribuir para a melhoria da saúde animal e aumento da produção animal, numa zona de intervenção em que cerca de 68% dos agregados familiares se dedica à pecuária.

O FRESAN é uma iniciativa do Governo de Angola, financiada pela União Europeia, sendo uma das suas componentes gerida e cofinanciada pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I. P. A iniciativa pretende contribuir para a redução da fome, pobreza e vulnerabilidade à insegurança alimentar e nutricional no Cunene, Huíla e Namibe, sobretudo através do reforço da resiliência e produção agrícola familiar sustentável, da melhoria da situação nutricional das famílias e apoio ao desenvolvimento de capacidades nas instituições.

32942 2

32942 3