Angola: FRESAN apoia reabilitação de infraestruturas hidráulicas e veterinárias para combate à seca na província do Cunene

Publicado em sexta-feira, 23 outubro 2020 16:08

No âmbito do projeto da União Europeia FRESAN – Fortalecimento da Resiliência e da Segurança Alimentar e Nutricional em Angola, iniciaram-se obras de reabilitação de 10 infraestruturas hidráulicas e veterinárias situadas nas comunas do Chitado (Chitado-sede, Tapela, Mpalanga), Oncócua (Kewe, Mbembahi), Mucope (Konda Pequena, Epango, Nkolonjo 1) e Cahama (Tangandiva/Uia). Esta ação está alinhada com a política nacional de Angola para resposta à seca, situação que afetou cerca de um milhão e duzentas mil pessoas em 2019 e provocou a morte de mais de dez mil cabeças de gado, sobretudo no Cunene.

Em coordenação com o Governo Provincial e autoridades locais, Instituto de Investigação Veterinária e Instituto Nacional de Hidráulica Agrícola e Engenharia Rural do Ministério da Agricultura e Pescas (MINAGRIP), foram identificados 10 pontos de água a recuperar, localizados ao longo de rotas tradicionais de transumância, que incluirão a instalação de mangas de vacinação. Estas infraestruturas deverão ser utilizadas por cerca de 35.000 animais e beneficiar 23.000 habitantes.

O FRESAN é um projeto financiado pela União Europeia, gerido e cofinanciado pelo Camões, I.P. na componente de acesso à água. Tem por objetivo contribuir para a redução da pobreza e vulnerabilidade à insegurança alimentar e nutricional nas províncias do Cunene, Huíla e Namibe, sobretudo através do reforço da produção agrícola familiar sustentável, da melhoria da situação nutricional das famílias e do apoio às instituições de governação provincial.

31881 L3