Angola: FRESAN | Reuniões de concertação do Setor da Nutrição-Saúde

Publicado em quinta-feira, 25 agosto 2022 10:17

Decorreu de 9 a 11 de agosto de 2022, a primeira ronda de reuniões dos Grupos de Trabalho Provinciais dos Gabinetes Provinciais da Saúde (GPS) de Coordenação do Sector da Nutrição-Saúde no Cunene, na Huíla e no Namibe. Esta mesa de diálogo conta com o apoio da intervenção do FRESAN (Fortalecimento da Resiliência e da Segurança Alimentar e Nutricional em Angola) para organizar, gerir e articular as atividades de nutrição, implementadas pelos GPS e pelos parceiros de nutrição nas respetivas províncias.

Destes primeiros encontros bimestrais resultaram ferramentas de bases de dados para apoiar a coordenação, gestão e discussão dos Planos Municipais de Desenvolvimento Sanitário – programa de nutrição em curso nos municípios FRESAN. Um passo decisivo para a execução e articulação dos planos de ação das intervenções em nutrição aos níveis provincial, municipal e comunal.

Segundo Félix Belarmino Satyohamba, chefe de Departamento Provincial de Saúde Pública do Cunene, “haverá uma matriz online que permitirá agregar informações”, determinantes “na implementação de projetos”. Saber “quem está a levar a cabo certas ações, quando e onde”, promoverá maior eficiência no trabalho conjunto.

Esta é uma iniciativa liderada pelos Departamentos Provinciais de Saúde Pública, em particular das equipas do Programa de Saúde Infantil e Nutrição do nível provincial e dos 17 municípios do FRESAN. Conta ainda com a representação e participação ativa dos Parceiros de Nutrição com intervenção no sul de Angola.

O FRESAN é uma iniciativa do governo de Angola, financiada pela União Europeia, cogerida pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. Pretende contribuir para a redução da fome, da pobreza e da vulnerabilidade à insegurança alimentar e nutricional no Cunene, na Huíla e no Namibe, sobretudo através do reforço da resiliência e da produção agrícola familiar sustentável, da melhoria da situação nutricional das famílias e do apoio ao desenvolvimento de capacidades nas instituições.

33412 L2