Angola: FRESAN | Camões, I.P. inaugura infraestruturas hidráulicas e veterinárias na província do Cunene

Publicado em quinta-feira, 23 março 2023 15:42

No dia 22 de março de 2023, Dia Mundial da Água, foram inauguradas infraestruturas hidráulicas e veterinárias construídas de raiz pelo Camões, I.P., no âmbito do Programa FRESAN, na província do Cunene, em Angola, onde os efeitos da seca têm afetado milhares de pessoas e animais.

O ato inaugural com lugar no período da manhã em Tangandiva, comuna-sede e município de Cahama, contou com a presença, entre outros dignitários, do vice-governador para o Sector Político, Social e Económico da Província do Cunene, Apolo Ndinoulenga, do administrador municipal de Cahama, José Mário Katiti, e da coordenadora-geral do FRESAN, Patrícia Carvalho.

“A cooperação portuguesa, num trabalho conjunto com o Governo de Angola, está a trabalhar na província do Cunene, em particular para contribuir para a disponibilidade de água nesta província”, declarou Patrícia Carvalho. “Na data que hoje se assinala estamos a inaugurar esta estrutura que irá beneficiar mais de 4000 pessoas e mais de 6000 animais” num ato simbólico, sendo que, “em colaboração com a Administração Municipal e numa definição de prioridades com o Governo da Província, já se instalaram, só no município de Cahama, mais de 14 pontos de água”, salientou.

Em Tangandiva, foram entregues às Administrações Municipal e Comunal da Cahama uma infraestrutura hidráulica composta por um furo de captação, dois reservatórios elevados em PVC de 5000 litros cada, uma lavandaria com quatro pontos de água e um chafariz, e infraestruturas veterinárias, com um reservatório em betão com capacidade de 25 000 litros, uma manga de vacinação, um tanque banheiro, um curral de entrada e um curral de saída, um carregador e um tanque bebedouro. No dia 6 de março de 2023, foram entregues à Administração Municipal de Ombadja e à Administração Comunal do Mucope infraestruturas hidráulicas e infraestruturas veterinárias nas localidades de Fimba-Ya-Holo e de Cambunda.

As obras de reabilitação / construção de sistemas de captação, adução e distribuição de água para consumo humano e animal e de infraestruturas veterinárias nos municípios do Curoca, da Cahama e de Ombadja, na província do Cunene, integram a estratégia do FRESAN / Camões, I.P. realizada em estreita articulação com os parceiros públicos. Procuram dar resposta à situação de seca severa e de doença dos efetivos pecuários, com resultados potenciadores de uma melhoria estrutural das condições de transumância do gado ao longo das rotas tradicionais nestas regiões.

O FRESAN é uma iniciativa do Governo de Angola financiada pela União Europeia e cogerida pelo Camões, I.P. Pretende contribuir para a redução da fome, da pobreza e da vulnerabilidade à insegurança alimentar e nutricional no Cunene, na Huíla e no Namibe, sobretudo através do reforço da resiliência e da produção agrícola familiar sustentável, da melhoria da situação nutricional das famílias e do apoio ao desenvolvimento de capacidades nas instituições.

33816 2