Angola: FRESAN promove formação em Educação Ambiental para as Alterações Climáticas no sul de Angola

Publicado em quinta-feira, 08 maio 2025 09:16

Entre 25 de março e 25 de abril de 2025, realizou-se, nas províncias do Cunene, Huíla e Namibe, em Angola, a Formação de Formadores em Educação Ambiental para as Alterações Climáticas.

Esta ação formou mais de 300 participantes, incluindo 80 professores e técnicos de instituições públicas. Patrícia Carvalho, Coordenadora-Geral do FRESAN, explicou que “o programa visa aumentar a consciência ambiental e reforçar a resiliência das comunidades face às alterações climáticas, formar formadores especializados nesta temática, promover práticas ecológicas em sistemas agrossilvopastoris e desenvolver materiais didáticos para apoiar a Estratégia Nacional de Educação Ambiental”.

Para assegurar a continuidade da formação junto das comunidades locais, o FRESAN - Fortalecimento da Resiliência e da Segurança Alimentar e Nutricional em Angola equipou os governos provinciais com meios informáticos e produziu um manual técnico sobre educação ambiental para as alterações climáticas, permitindo às instituições públicas responderem melhor às necessidades locais.

A iniciativa contempla ainda mais de 50 campanhas de sensibilização para escolas e comunidades, com conteúdos apresentados em formatos inovadores como vídeos, brochuras, spots radiofónicos, intervenções de arte urbana, teatro e performances poéticas.

No âmbito deste programa, está também a ser criado o repositório das alterações climáticas para o sudoeste de Angola, uma base de dados que reunirá conhecimento produzido no âmbito do FRESAN e de outros projetos relevantes, contribuindo para a futura implementação do Observatório Climático e Ambiental Nacional de Angola.

O FRESAN é uma iniciativa do governo de Angola, financiada pela União Europeia, cogerida pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. Pretende contribuir para a redução da fome, pobreza e vulnerabilidade à insegurança alimentar e nutricional no Cunene, Huíla e Namibe, sobretudo através do reforço da resiliência e produção agrícola familiar sustentável, da melhoria da situação nutricional das famílias e apoio ao desenvolvimento de capacidades nas instituições.

Mais informações sobre o programa FRESAN aqui.

35024 2