Angola: FRESAN realiza II Comité de Direção do Programa

Publicado em terça-feira, 03 novembro 2020 10:27

Realizou-se no dia 27 de outubro de 2020, em Angola, o II Comité de Direção do Programa (CDP) do projeto da UE, FRESAN. Este Comité foi antecedido, no dia 26 de outubro, pela realização da primeira reunião do Grupo de Coordenação do projeto.

 

Ambas as sessões foram presididas pela Vice-Governadora do Setor Político, Económico e Social do Governo Provincial do Namibe, Maísa Tavares, que liderou os trabalhos de apresentação de progressos do projeto, planeamento operacional e validação da estratégia para lançamento de um novo convite para atribuição de EUR 14 milhões de subvenções à sociedade civil.

O Embaixador de Portugal e a Embaixadora da União Europeia em Angola sublinharam a contribuição do Projeto FRESAN para a resiliência das populações mais vulneráveis, em particular pelo reforço dos ecossistemas naturais e sociais do mundo rural e por facilitar a adaptação aos efeitos das alterações climáticas.

A Vice-Presidente do Camões, I.P., Cristina Moniz, destacou, por seu turno, os progressos alcançados até ao momento, nomeadamente o início da reabilitação de infraestruturas de água veterinárias na província do Cunene, mais afetada pela seca, a aquisição de estações meteorológicas e o apoio à Avaliação de Vulnerabilidade à Insegurança Alimentar e Nutricional, ações fundamentais para o reforço do sistema de informação e alerta sobre segurança alimentar e nutricional no país.

O FRESAN é um projeto financiado pela União Europeia, gerido e cofinanciado pelo Camões, I.P. Pretende contribuir para a redução da pobreza e vulnerabilidade à insegurança alimentar e nutricional no sul de Angola, nas províncias do Cunene, Huíla e Namibe, sobretudo através da agricultura familiar sustentável, da melhoria da situação nutricional das famílias e do apoio às instituições de governação destes setores.