Angola: FRESAN reforça ação do Serviço de Proteção Civil e Bombeiros com entrega de materiais de suporte à vítima

Publicado em segunda-feira, 30 janeiro 2023 14:35

No dia 19 de janeiro de 2023, em Ondjiva, o projeto FRESAN procedeu à entrega de materiais de suporte para responder a situações de emergência e a catástrofes ao Serviço de Proteção Civil e Bombeiros do Cunene.

Na ocasião, em que estiveram presentes o Ministro da Economia e Planeamento, Mário João, e o Embaixador de Portugal em Angola, Francisco Alegre Duarte, teve ainda lugar uma demonstração da formação recebida em Emergência Pré-Hospitalar, durante a qual foi possível testemunhar algumas das competências adquiridas pelos técnicos do Serviço de Proteção Civil e Bombeiros.

A formação em Emergência Pré-Hospitalar a 115 técnicos oriundos, não apenas daquele Serviço de Proteção Civil e Bombeiros, mas também do Instituto Nacional de Emergência Médica de Angola, da Polícia Nacional, das Forças Armadas e de instituições congéneres, foi ministrada pelo parceiro português Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, nas províncias do Cunene, da Huíla e do Namibe.

Para o comandante provincial do Serviço de Proteção Civil e Bombeiros do Cunene, Paulo Calunga, a formação criou a "capacidade de se prestar assistência pré-hospitalar à dimensão dos parâmetros internacionais" e "de se oferecer melhores condições de resposta". Entre os equipamentos doados encontram-se bombas de ar, cintos-aranha, coletes de tração, cordão cervical, desfibradores, lonas de sombreamento, macas, manequins e suportes de cabeça.

O FRESAN é uma iniciativa do governo de Angola, financiada pela União Europeia, cogerida pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., que pretende contribuir para a redução da fome, da pobreza e da vulnerabilidade à insegurança alimentar e nutricional no Cunene, na Huíla e no Namibe, sobretudo através do reforço da resiliência e da produção agrícola familiar sustentável, da melhoria da situação nutricional das famílias e do apoio ao desenvolvimento de capacidades nas instituições.

33693 2