Angola: FRESAN | Seminário de encerramento do Projeto Ekevelo

Publicado em sexta-feira, 31 março 2023 09:11

A 10 de março de 2023, na Universidade do Namibe, em Moçâmedes, Angola, decorreu o seminário de encerramento do projeto Ekevelo: reforço da segurança alimentar e nutricional das comunidades no município do Virei, onde foram apresentados os resultados e boas práticas do projeto.

O projeto Ekevelo foi implementado pela Fundação Fé e Cooperação, em parceria com a Cáritas de Angola, a Catholic Relief Services, a Associação Veterinários Sem Fronteiras Portugal e o Instituto Superior Politécnico da Tundavala, no âmbito do Programa FRESAN - Fortalecimento da Resiliência e da Segurança Alimentar e Nutricional em Angola.

Anica Josina Pascoal de Sousa, vice-governadora do Namibe para o Setor Político, Social e Económico, assinalou como “oportuna a parceria Angola-União Europeia para vencer os desafios das alterações climáticas, a fome e a pobreza nas comunidades, com particular realce para as do interior dos municípios”. Neste sentido, referiu que o projeto Ekevelo “é uma das apostas para inverter o quadro da insuficiência de chuva, com esperança na resiliência, no reforço da segurança alimentar e nutricional das comunidades no município do Virei”.

Já André Cassinda, administrador municipal do Virei, evidenciou que “a barragem subterrânea, os furos de água e as escolas de campo constituem uma mais-valia na vivência das nossas comunidades” e que se têm reproduzido muitos projetos do Programa FRESAN noutras comunidades.

Para Sílvia Santos, coordenadora da FEC em Angola, “passados três anos de implementação do projeto Ekevelo, os resultados são visíveis”, com base nos testemunhos diretos de beneficiários que “nos fazem acreditar na subsistência das famílias”.

O projeto Ekevelo teve como base uma componente de reforço da segurança alimentar através da prática agropecuária - contemplando a entrega de sementes e equipamentos - e através da construção de infra-estruturas de acesso a água para consumo humano e animal e para irrigação. Destaque, em concreto, para a dinamização de quatro campos experimentais; a instalação de duas estações agrometeorológicas, com transmissão de dados online; a construção de cinco infraestruturas de água, que contemplam uma barragem subterrânea, um furo industrial, com reservatório elevado, chafariz, lavandaria, bebedouro e sistemas de energia solar, e três furos artesanais, com reservatório elevado e chafariz.

O FRESAN é uma iniciativa do governo de Angola, financiada pela União Europeia, cogerida pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. Pretende contribuir para a redução da fome, da pobreza e da vulnerabilidade à insegurança alimentar e nutricional no Cunene, na Huíla e no Namibe, sobretudo através do reforço da resiliência e da produção agrícola familiar sustentável, da melhoria da situação nutricional das famílias e do apoio ao desenvolvimento de capacidades nas instituições.

33832 2