Angola: Inauguração da exposição coletiva de artes plásticas “Ler Saramago pela Arte”, na 3.ª edição do LiterArte

Publicado em quarta-feira, 20 julho 2022 12:52

O Camões - Centro Cultural Português (CCP) em Luanda, em parceria com o projeto LiterArte, inaugurou, no dia 19 de julho de 2022, pelas 17h30, a exposição coletiva de artes plásticas “Ler Saramago pela Arte”, incluída na 3.ª edição do LiterArte.

A exposição coletiva “Ler Saramago pela Arte” surgiu da união de duas intenções, a do CCP em Luanda, em continuar a realizar iniciativas no âmbito das celebrações do Centenário de José Saramago, e a do Projeto LiterArte, em unir autores em língua portuguesa às artes.

Jovens artistas angolanos foram convidados a explorarem e inspirarem-se num excerto da obra literária de José Saramago. Este foi o ponto de partida para a criação de obras artísticas de pintura, escultura e instalação. Com este projeto artístico pretendeu-se, por um lado, apresentar uma forma alternativa de abordar um autor literário, mas também proporcionar aos jovens artistas a oportunidade de dar a conhecer o seu trabalho a outros públicos.

Nesta edição participaram oito jovens, e o texto selecionado foi uma das 61 crónicas da obra “Deste Mundo e do Outro”, lançado em 1971, pela Editorial Arcádia, “As palavras”, onde se inclui este excerto: “As palavras são boas. As palavras são más. As palavras ofendem. As palavras pedem desculpa. As palavras queimam. As palavras acariciam. As palavras são dadas, trocadas, oferecidas, vendidas e inventadas. As palavras estão ausentes (…) O mundo gira sobre palavras lubrificadas com óleo de paciência.” (José Saramago, “As palavras” in "Deste Mundo e do Outro", 7.ª ed., Lisboa, Caminho, 2001).

Abias Ilustrador, Isabel Landama, Jelson Matias, Laysa Marques, Marques, Pelenda, Tatiana Ana e Valeriano Kapoko criaram 16 obras que unem as suas experiências individuais e coletivas à crónica de José Saramago. São trabalhos que refletem sobre a importância das palavras positivas e negativas, e do impacto delas na construção diária de uma esperança ou de um desalento. 

O projeto LiterArte surgiu por iniciativa de Alzira Simões, entusiasta das artes plásticas, mas sobretudo dinamizadora de muitas atividades junto dos jovens artistas angolanos e conta com a direção artística de Jardel Selele, artista, curador, professor, já com um alargado currículo no seio das artes plásticas.

A exposição coletiva “Ler Saramago pela Arte” conta com o apoio da Delta Q, da Comunidade Recursos Humanos e da Associação Liderança Feminina em Angola, e estará patente até ao dia 2 de agosto de 2022, no Camões – Centro Cultural Português em Luanda.