Angola: Inauguração do Espaço Café e iniciativas em torno da história e dos benefícios do café

Publicado em sexta-feira, 28 outubro 2022 09:55

De 24 a 28 de outubro de 2022, o Camões - Camões Centro Cultural Português em Luanda e a Angonabeiro, com o apoio da AM-ARTE, promovem um conjunto de iniciativas em torno da história e dos benefícios do café, designadamente, exposições, debates, formações e degustação de bebidas. A inauguração do "Espaço Café" assinala o encerramento do mês do café da Angonabeiro, numa extensão do Dia Internacional do Café, comemorado anualmente a 1 de outubro.

Durante a inauguração do Espaço Café, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história do café, com o apoio do Centro de Ciência do Café (CCC) de Campo Maior (Portugal), através da exibição de publicações informativas sobre os maiores produtores de café, principais espécies, descrição do processo de produção (da cereja até à chávena), entre outros. Em paralelo, estiveram em exibição obras de arte de cinco artistas plásticos angolanos - Benigno N´sito, Eltina Gaspar, Pemba, Sarhai da Costa e Uólofe Griot -, que foram desafiados a criarem obras de arte utilizando sacos de café, tendo realizado um atelier imersivo nas instalações da fábrica da Angonabeiro.

“Cin´Kakasa (Fortaleza)” é o título da obra apresentada por Benigno N´Sito, cuja arte se centra na exploração de emoções, sentimentos, perceção, memória, relações interpessoais e relação homem-espaço. Eltina Gaspar, que utiliza a sua arte, em particular a fotografia, como uma ferramenta de comunicação, expressando-se através dela, apresenta a obra “Mavu (Terra)”. Por sua vez, Pemba, um artista pluridisciplinar que apresenta nas suas obras o ativismo mais puro da mulher africana e da representatividade do seu povo, da sua cultura e da sua preocupação pela preservação do meio ambiente, expõe neste espaço o trabalho “Avaliação da Riqueza sobre a Natureza”. Também Sarhai da Costa, cuja obra fala muito sobre o poder e sobre os direitos femininos, apresenta o trabalho “Robusto”. Por fim, Uólofe Griot, que se define como um contador de histórias, através de experiências, memórias, conhecimento e a sua própria espiritualidade, dá a conhecer ao público a obra “Nsumbu (Senhor da Terra). A exposição recebeu inúmeras visitas de alunos e jovens da cidade de Luanda.

Realizaram-se ainda duas mesas redondas, a primeira com o tema ‘Mitos e Benefícios do Café para a Saúde’, pelas 16h30, com moderação de Carlos Rosado Carvalho, e intervenções de Luzia Guimba Rodrigues, médica especialista em Medicina Interna do Hospital do Prenda, Bruno Samora, instrutor de fitness e apresentador de TV, e Mell Chaves, consultora de imagem e comunicação e influenciadora Delta Q e Café Ginga. Pelas 18h00 teve lugar a segunda mesa-redonda, sob a temática ‘O Café na Economia Angolana’, com Nuno Moínhos, diretor-geral da Angonabeiro, lara Proença, da Direção de Cooperação Internacional do Ministério das Relações Exteriores, e Vasco António, diretor-geral do Instituto Nacional do Café.

Por fim, a acompanhar as atividades de abertura e encerramento desta iniciativa esteve um Barista, que promoveu as boas práticas associadas à preparação de café, tendo o propósito de difundir a cultura do café e divulgar o ‘expresso perfeito’. Pedro Romão é barista no CCC, Barista Academy By Delta Cafés.

Esta iniciativa conta com a organização do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P, com produção da AM-ARTE e com patrocínio da Delta, Delta Q e Ginga.