Angola: INIAV realiza formação sobre combate a pragas e doenças em frutícolas junto de parceiros FRESAN

Publicado em quarta-feira, 29 março 2023 11:42

Entre 27 de fevereiro e 10 de março de 2023, o INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, entidade parceira do projeto FRESAN, esteve no sul de Angola para realizar a formação “Introdução às Pragas e Doenças em Frutícolas” no Instituto Técnico Médio do Tchivinguiro, na Humpata, província da Huíla, com visitas ao terreno, incluindo à Estação Zootécnica da Cacanda (EZC).

Segundo Eugénio Diogo, um dos investigadores do INIAV, graças à combinação de formação em sala e no terreno, foi possível aos formandos porem em prática “a observação de sintomas” e identificar “a metodologia a seguir para fazer um diagnóstico correto das doenças, indispensável para serem tomadas decisões sobre as medidas de controlo mais eficazes”. Foi igualmente importante sensibilizar os formandos para os diferentes meios de luta na prevenção e no combate às pragas e doenças, em particular métodos de controlo ambientalmente mais sustentáveis.

A formação contou com a participação de técnicos do Instituto de Investigação Veterinária (da EZC) e do Instituto de Desenvolvimento Florestal, bem como docentes do Instituto Técnico Médio do Tchivinguiro. “Fomos dotados de conhecimentos que permitirão, no nosso dia-a-dia laboral, identificar pragas e doenças que afetam as árvores de fruto e depreciam a qualidade da fruta”, e proceder ao subsequente combate, partilha Paulo António, diretor da Estação Zootécnica da Cacanda.

O FRESAN é uma iniciativa do governo de Angola, financiada pela União Europeia e cogerida pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., pretendendo contribuir para a redução da fome, da pobreza e da vulnerabilidade à insegurança alimentar e nutricional no Cunene, na Huíla e no Namibe, sobretudo através do reforço da resiliência e da produção agrícola familiar sustentável, da melhoria da situação nutricional das famílias e do apoio ao desenvolvimento de capacidades nas instituições.

33828