Angola: Especialistas debatem investigação em saúde

Publicado em sexta-feira, 25 setembro 2015 16:43

Abordar “Os desafios da investigação em saúde” é a proposta da conferência que o Centro Cultural Português em Luanda/Camões, I.P. irá acolher no dia 30 de setembro, a partir das 09h00, numa iniciativa promovida pelo Centro de Investigação em Saúde de Angola (CISA) em parceria com o Centro de Investigação em Saúde da Manhiça (CISM) de Moçambique.

O objetivo do encontro é promover a discussão e troca de experiências entre investigadores e especialistas destes dois centros de investigação, com enfoque particular na análise de projetos de investigação em curso, designadamente na área das infeções respiratórias, doenças diarreicas, malária e doenças tropicais negligenciadas.

A sessão de abertura contará com a presença do Embaixador de Portugal em Angola, do Ministro da Saúde de Angola, da Presidente do Camões, I.P. e da Administradora da Fundação Calouste Gulbenkian.

Participarão na conferência reputados especialistas internacionais ligados à investigação e à saúde, designadamente: o Professor Sanjeev Krishna, docente do “Institute of Infection and Imunity” da St George´s Universidade de Londres, que irá apresentar os avanços das tecnologias de bolso no diagnóstico das infeções, a Doutora Rosário Sambo, Reitora da Universidade Agostinho Neto, que abordará a investigação científica feita em Angola e o Professor John Reeder, Diretor do Programa TdR da OMS (Programa Especial para a Investigação e Formação em Doenças Tropicais), que fará um balanço dos 40 anos deste Programa.

Este evento marca o encerramento de um programa mais vasto que decorrerá no Caxito, Província do Bengo, nos dias 28 e 29 de setembro de 2015, no Centro de Estágios da Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto.