Angola: Portugal reforça capacidade laboratorial da província da Huíla

Publicado em segunda-feira, 29 junho 2020 12:17

Teve lugar no dia 26 de junho de 2020, em Lisboa, uma cerimónia simbólica para assinalar o arranque de um projeto que tem como objetivo reforçar a capacidade laboratorial da cidade do Lubango, capital da província da Huíla, em Angola.

No âmbito do projeto, será instalado no laboratório da universidade Mandume ya Ndemufayo, na cidade do Lubango, um aparelho de PCR-RT, que foi entregue pelo diretor do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa (IHMT-UNL), Filomeno Fortes, ao embaixador de Angola em Lisboa, Carlos Alberto Fonseca.

Além deste aparelho serão também enviados equipamentos acessórios de testagem, como reagentes, e Equipamentos de Proteção Individual (EPI's).

O reforço do laboratório é um dos primeiros resultados do trabalho da "task-force" montada há três meses para apoio aos países africanos lusófonos na luta contra a covid-19 pelo IHMT-UNL, Centro Ciência LP, Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e Camões, I.P.

O projeto inclui ainda a realização de formação laboratorial para apoiar as unidades de saúde da província no diagnóstico da covid-19, bem como a participação em projetos de investigação no âmbito do combate às doenças infeciosas em África.

A iniciativa do Instituto de Higiene e Medicina Tropical - NOVA, Ciência LP e FCT insere-se no Plano de Ação na Resposta Sanitária à Pandemia COVID-19 entre Portugal e os PALOP e Timor-Leste, coordenado pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua. O presidente do Camões, I.P., Luís Faro Ramos, também presente na cerimónia, sublinhou a importância da parceria e solidariedade considerando que permitirá ganhar outra escala e impulsionar outras ações de apoio no futuro.

Com Lusa

31668 1