Angola: PROCULTURA | Projeto Thambwé apoia a divulgação do património musical Cokwe

Publicado em terça-feira, 26 março 2024 09:52

Terminou no dia 19 de março de 2024, no Camões – Centro Cultural Português em Luandaa exposição de encerramento do projeto Thambwé, implementado no Dundo, em Angola, dedicada à divulgação do património musical Cokwe, no âmbito do PROCULTURA.

Na inauguração da exposição, que teve lugar no dia 27 de fevereiro e onde estiveram presentes os embaixadores de Portugal, da União Europeia e de Espanha, além de representantes de diversas instituições do Ministério da Cultura e Turismo de Angola, foram apresentados os principais resultados alcançados por este projeto.

Recorrendo à fotografia, ao vídeo e ao áudio, a digitalização e recuperação do fundo fonográfico do Museu Regional do Dundo é um dos resultados mais significativos que estiveram expostos para divulgar a música Cokwe.

O espólio do Museu Regional do Dundo é constituído por gravações realizadas em meados do século XX pela extinta Companhia de Diamantes de Angola (Diamang). No museu, o público poderá apreciar igualmente o resultado das pesquisas em aldeias da Lunda Norte, que permitiu criar um mapeamento de músicos e artesãos residentes nessas comunas da região nordeste de Angola. Os músicos e artesãos foram apoiados através da encomenda de instrumentos e da criação de gravações para a divulgação de grupos musicais.

A criação de uma escola de música tradicional no Museu Regional do Dundo, abrangendo aulas de canto, batuque, dança e kisanji é outro dos feitos obtidos durante a implementação do projeto Thambwé. As canções transmitidas advêm das músicas resgatadas através das fitas magnetofónicas do museu.

Finalmente, destaca-se a criação de uma escola de construção de instrumentos musicais na aldeia de Cambuaji, município de Lóvua, aumentando as oportunidades de emprego na região, onde estão a ser capacitados 15 jovens, aprendendo uma profissão ao mesmo tempo que são resgatados e valorizados importantes valores culturais em vias de extinção.

Consulte aqui todos os resultados do projeto Thambwé.

O projeto Thambwé, desenvolvido na província da Lunda Norte desde março de 2022, é apoiado pelo PROCULTURA, pela Embaixada de Espanha em Angola e pela Open Earth Foundation (Bruxelas).

O PROCULTURA é um projeto financiado pela União Europeia, que é gerido e cofinanciado pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e conta também com financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian. Dispõe de um orçamento de 19 milhões de euros e tem como objetivo contribuir para a criação de emprego em atividades geradoras de rendimento na economia cultural e criativa nos PALOP e em Timor-Leste.

34485 2

34485 3

34485 4

34485 5