Angola: Programa FRESAN reúne o seu IV Comité de Direção

Publicado em sexta-feira, 17 dezembro 2021 10:02

O Comité de Direção do Projeto da União Europeia FRESAN reuniu-se dia 16 de dezembro de 2021, no Lubango, para discutir os progressos do Programa.

No encontro presidido pela Vice-Governadora para o Sector Político, Económico e Social da Província da Huíla, Maria João Chipalavela, estiveram presentes o Secretário de Estado da Agricultura e Pecuária de Angola, João Bartolomeu da Cunha, o Secretário de Estado das Telecomunicações, Mário Oliveira, entre outros representantes das instituições parceiras.

O Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. foi representado pela sua Vice-Presidente, Cristina Moniz, que destacou progressos de implementação, com “mais de 7.000 agricultores familiares já apoiados para reforço da sua capacidade de produção alimentar, 1.700.000 animais vacinados, que são fatores críticos de resiliência para as famílias, e a realização de ações de emergência de apoio à campanha agrícola para cerca 3.000 famílias vulneráveis”. Referiu ainda a construção ou reabilitação de 145 infraestruturas de água em curso, e a previsão de mais de 600 infraestruturas até 2024 para apoio ás populações mais vulneráveis.

Este encontro reforçou o compromisso entre o Governo de Angola, os Governos das Províncias da Huíla, Cunene e Namibe, a União Europeia e os parceiros de implementação do FRESAN para uma resposta conjunta às secas prolongadas e à situação de insegurança alimentar que têm provocado no sul de Angola.

O FRESAN é uma iniciativa do Governo de Angola, financiada pela União Europeia e cogerida e cofinanciada pelo Camões, I. P. Pretende contribuir para a redução da fome, pobreza e vulnerabilidade à insegurança alimentar e nutricional no Cunene, Huíla e Namibe, sobretudo através do reforço da resiliência e produção agrícola familiar sustentável, da melhoria da situação nutricional das famílias e apoio ao desenvolvimento de capacidades nas instituições.