Angola: Projeto FRESAN celebra Dia Mundial da Alimentação

Publicado em quinta-feira, 27 outubro 2022 15:02

No dia 15 de outubro de 2022, o Centro de Artes - Centro de Ciência e Tecnologia do Lubango acolheu o Fórum Regional do Dia Mundial da Alimentação, sob o lema “Melhor produção, melhor nutrição, melhor meio ambiente e uma vida melhor em Angola”.

Esta foi uma iniciativa promovida pelo FRESAN (Fortalecimento da Resiliência e da Segurança Alimentar e Nutricional em Angola), com o apoio do Governo Provincial da Huíla e em estreita articulação com o Ministério da Saúde de Angola, em particular com o Departamento dos Cuidados Primários de Saúde da Direção Nacional de Saúde Pública. O evento abordou temas como hortas escolares pedagógicas, produção sustentável e nutrição adequada, de forma a contribuir para a reflexão em torno da segurança alimentar e do aumento do acesso das populações à alimentação saudável no sul de Angola, onde o impacto das alterações climáticas mais se tem feito sentir no país.

Os novos materiais de educação alimentar e nutricional produzidos pelo FRESAN, em articulação com o Ministério da Saúde de Angola e com o apoio técnico da Universidade do Porto, foram apresentados e distribuídos simbolicamente aos Gabinetes Provinciais de Saúde do Cunene, da Huíla e do Namibe e aos parceiros de nutrição.

Os materiais integrados no lema “Cuida Angola” tiveram em consideração os hábitos e costumes das comunidades do sul de Angola, e contam com o guião de “Alimentação Saudável: os 4 Grupos de Alimentos” para apoiar o trabalho a desenvolver junto das comunidades. 

O FRESAN é uma iniciativa do governo de Angola, financiada pela União Europeia e cogerida pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. que pretende contribuir para a redução da fome, da pobreza e da vulnerabilidade à insegurança alimentar e nutricional no Cunene, na Huíla e no Namibe, sobretudo através do reforço da resiliência e da produção agrícola familiar sustentável, da melhoria da situação nutricional das famílias e do apoio ao desenvolvimento de capacidades nas instituições.

33522 2