Angola: Recital de Poesia “Lapidando Letras, Transformando-as em Arte”

Publicado em sexta-feira, 02 dezembro 2016 17:38

No dia 07 de dezembro, às 18h00, o Auditório Pepetela, do Camões-Centro Cultural Português em Luanda, irá receber o recital de poesia “Lapidando Letras, Transformando-as em Arte”, com Ngonguita Diogo em palco com Amigos. A apresentação estará a cargo do também poeta e Secretário-Geral do Movimento Lev’Arte, Kiocamba Cassua, e por Azul Félix.

No recital participarão, para além de Ngonguita Diogo, outros poetas, como John Bella, Ângelo Reis, Universo Mavambo, Gingubinha, Helena Dias, Olívia e Adriana Borboleta.

Para além da poesia, haverá um momento teatral com o Grupo Teatral NAI e Fernando Gilberto. Haverá também música com temas interpretados por Júlio Gil e Cirios.

Ngonguita Diogo, poeta, declamadora e escritora, nasceu em 1963, na província do Kwanza-Norte. Conta no seu percurso literário e artístico para além da edição de um CD intitulado “E Assim Virei Maria”, com poemas publicados no suplemento “Vida e Cultura”, do Jornal de Angola, Revista “Ommira” (Salvador da Bahia), revista online “Incomunidade”, bem como nos semanários “O Independente” e “Agora”.

Como declamadora, tem emprestado a sua voz a outros poetas em recitais em palcos nacionais e internacionais.

Em 2015, foi a única representante de África nasVIII Jornadas Internacionais de Mulheres Escritoras em S. José do Rio Preto, Brasil.

É membro da Liga Africana em Angola, Movimento Lev’Arte e da Academia de Letras do Brasil.