Angola: Recital de Poesia "Rostos da Independência"

Publicado em quarta-feira, 20 novembro 2019 15:51

O Camões - Centro Cultural Português (CCP) em Luanda associou-se, uma vez mais, ao Movimento Lev’Arte para celebrar, com poesia, música, humor e teatro, a data histórica de 11 de novembro, que marcou o nascimento e os destinos de Angola, como país livre e independente. 

Segundo o Movimento Lev’Arte, promotor do recital, «a literatura constituiu uma importante arma de combate no processo de luta de libertação nacional, tendo sido, a partir dos escritos de nacionalistas que muitos angolanos foram sensibilizados e mobilizados para o objetivo da independência. O surgimento da revista “Mensagem” e do grupo musical Ngola Ritmos são exemplos de luta pela libertação, através da literatura e da arte». 

No recital foram revisitados escritores nacionalistas, como António Agostinho Neto, António Jacinto, Viriato da Cruz, Mário Pinto de Andrade e Alda Lara, entre outros. Deram voz a estes poetas nacionalistas, muitos poetas jovens, entre eles, Dom Afonso, Lourenço Kimbungo, Eucaniana, Zola Ramos, Maria Tavares, Bel Neto, Duarte Boa Morte e Adão Zina.

Na música, estiveram Fernando Jessy, Waldemiro Gonga e Bona Ska e no Humor, Osvaldo e Pato e Galinha. Houve ainda um momento teatral com o Grupo Tata Yetu, e ainda as vozes dos artistas, Fernando Jessy, Júlio Gil e Negra.

O Lev’Arte é um Movimento Literário Juvenil, criado em 2006, com o objetivo de incentivar e despertar na juventude o gosto e o hábito da leitura e da escrita. Tem presença nas 18 Províncias do país, onde desenvolve regularmente atividades diversificadas, designadamente recitais de poesia, lançamento de obras literárias, conferências sobre literatura e workshops sobre Escrita Criativa. Tem largos milhares de associados e um público-alvo médio anual de mais de 200.000 jovens. Tem sido um dos mais regulares parceiros do CCP, entre promotores juvenis, quer no lançamento de obras literárias e ensaios, quer na organização de recitais de poesia.