Angola: RETFOP – Camões, I.P. assina três protocolos com instituições angolanas para melhorar ensino técnico profissional

Publicado em segunda-feira, 16 março 2020 16:42

Realizou-se no dia 13 de março de 2020, nas instalações do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), em Luanda, a Cerimónia de Assinatura dos Acordos de Parceria entre o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.,  a Universidade Agostinho Neto e o Instituto Superior de Ciências de Educação de Luanda; a Universidade José Eduardo dos Santos e o Instituto Superior de Ciências da Educação do Huambo  e o Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudo (INAGBE), relativamente  os Cursos de Formação Inicial de Professores para o Ensino Técnico-Profissional.

O primeiro destes protocolos, assinado com o Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudo de Angola (INAGBE), visa a gestão do processo de atribuição de bolsas de estudo aos alunos que frequentem os cursos de formação inicial de professores para o ensino técnico profissional. Os cursos, desenvolvidos com o apoio do RETFOP, Revitalização do Ensino Técnico e da Formação Profissional de Angola, são ministrados pela Universidade Agostinho Neto e pelo Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED), em Luanda, bem como pela Universidade José Eduardo dos Santos, no Huambo e o Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED), também naquela cidade do planalto central de Angola.

O objetivo geral da parceria é contribuir para a disponibilização de professores para o subsistema do Ensino Técnico-Profissional de Angola, com vista a melhorar as qualificações por ele fornecidas. O segundo protocolo, com a Universidade Agostinho Neto (Luanda) e o Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) de Luanda, tem por objetivo de implementar oito cursos de formação inicial de professores para o ensino técnico-profissional.

Estes cursos de formação de professores são para ensino de construção civil, eletrotecnia e energia, eletrónica e automação, eletrónica e telecomunicações, máquinas e motores, mecânica do frio e climatização, metalomecânica, eletromecânica e manutenção.

Esta parceria deverá contribuir para a disponibilização de professores para o subsistema do ensino técnico-profissional, com vista a melhorar as qualificações por ele fornecidas.

Já quanto o terceiro acordo, assinado com a Universidade José Eduardo dos Santos (do Huambo) e Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) no Huambo, tem como objetivo a realização de três cursos de formação inicial de professores para o ensino técnico-profissional, também  desenvolvidos com o apoio do RETFOP, designadamente para ensino de produção agropecuária, de gestão agrícola e de indústria agroalimentar.

A cerimónia foi presidida pela Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança Sambo e contou a presença dos mais altos representantes das instituições envolvidas no processo de implementação do programa de formação de professores. Outorgaram os diferentes Acordos, o Encarregado de Negócios da Embaixada de Portugal em Angola, Ricardo Victória, em representação do Camões, I.P, os Reitores da Universidade Agostinho Neto, Pedro Magalhães, da Universidade José Eduardo dos Santos,   Cristóvão Simões, os Diretores do ISCED de Luanda, Zavoni Ntondo e do ISCED do Huambo, Mário Rodrigues e o Diretor-Geral do INAGBE, Milton Chivela.

Fotos: RETFOP

 

Mais informação aqui

31493 1

31493 3

31493 4