Angola terá mais 340 profissionais de saúde formados em nutrição e doenças infantis em 2022

Publicado em terça-feira, 28 setembro 2021 12:10

O projeto da União Europeia FRESAN, Fortalecimento da Resiliência e da Segurança Alimentar e Nutricional iniciou, no mês de setembro de 2021, a formação intensiva de profissionais de saúde no Sul de Angola para combater desnutrição e doenças infantis.

A atividade enquadra-se no apoio e reforço aos Gabinetes Provinciais de Saúde do Cunene, Huíla e Namibe, com apoio técnico da Universidade do Porto, e abrange 340 profissionais, contribuindo para a melhoria dos cuidados de saúde e do estado nutricional das crianças, utilizando diretrizes de referência nesta especialidade e a evidência científica mais recente.

Angola apresenta vários desafios no que se refere aos indicadores relacionados com a mortalidade infantil. A subnutrição associada ao diagnóstico de infeções é uma das principais causas de mortalidade de menores de cinco anos. Esta formação intensiva abordará os cuidados de saúde infantil e nutrição de qualidade, assim como questões relacionadas com a melhoria do atendimento e aconselhamento de pais.

De acordo com a Coordenadora da Formação Permanente do Gabinete Provincial de Saúde da Huíla, Eteanete Pinto, “estes profissionais não serão mais os mesmos, terão uma mente mais aberta ao longo das sessões, mais conhecimentos e uma outra visão sobre o atendimento do utente”.

O FRESAN é uma iniciativa do Governo de Angola, financiada pela União Europeia, cogerida e financiada pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. que pretende contribuir para a redução da fome, pobreza e vulnerabilidade à insegurança alimentar e nutricional no Cunene, Huíla e Namibe, sobretudo através do reforço da resiliência e produção agrícola familiar sustentável, da melhoria da situação nutricional das famílias e apoio ao desenvolvimento de capacidades nas instituições.