Itália: Ano Europeu do Património Cultural 2018

Publicado em segunda-feira, 11 dezembro 2017 08:00

Começaram no dia 7 de dezembro de 2017 as celebrações do Ano Europeu do Património Cultural 2018, no Fórum Europeu da Cultura, em Milão.

O Ano Europeu do Património Cultural vai dar destaque à riqueza do património cultural da Europa, salientando o seu papel na promoção de um sentimento partilhado de identidade e na construção do futuro da Europa.

O comissário responsável pela Educação, Cultura, Juventude e Desporto, Tibor Navracsics, que abriu oficialmente o Ano Europeu do Património Cultural, afirmou : «O património cultural está no cerne do modo de vida europeu. Define quem somos e cria um sentimento de pertença. O património cultural não é apenas composto por literatura, arte e objetos, mas também pelas competências aprendidas, as histórias contadas, os alimentos que consumimos e os filmes que vemos. Precisamos de preservar e apreciar o nosso património cultural para as gerações futuras. Este ano de comemorações será uma magnífica oportunidade para encorajar os cidadãos, em especial os jovens, a explorar a riqueza da diversidade cultural europeia e a refletir sobre o lugar que o património cultural ocupa nas nossas vidas. Permite-nos compreender o passado e construir o futuro.»

O objetivo do Ano Europeu do Património Cultural é sensibilizar para a importância social e económica do património cultural. Milhares de iniciativas e eventos em toda a Europa darão a possibilidade de envolver cidadãos de todas as origens. O objetivo é alcançar um público tão vasto quanto possível, em particular as crianças e os jovens, as comunidades locais e as pessoas que raramente têm contacto com a cultura, a fim de promover um sentimento comum de apropriação.

Mais informação em: http://europa.eu/rapid/press-release_IP-17-5067_pt.htm