Angola: António Quino lança “República do Vírus” em Luanda

Publicado em segunda-feira, 06 julho 2015 11:56

No próximo dia 14 de julho de 2015, pelas 18h30, o Centro Cultural Português/Camões, I.P. em Luanda, em parceria com a União dos Escritores Angolanos e a Leya/Texto Editores, acolhe o lançamento do livro “República do Vírus” de António Quino.

A apresentação da obra estará a cargo da Professora Agnela Barros Wilper, que irá ajudar os presentes a descobrir um livro escrito em estilo satírico e irónico, contando as aventuras e desventuras de um político da República Unida da Mulumba (RUM), chamado Zuão Xipululu.

A história remete-nos para as peripécias deste político que, apesar da fidelidade irrepreensível e incondicional ao seu Partido das Ideias Mobilizadoras de Progresso e de Ações para a Mudança de um País Unificado e em Marcha (PIM-PAM-PUM), vê a sua carreira política ameaçada em resultado da abordagem a uma pandemia de “vírus da mbunda” que assola o seu país.

Nascido em Luanda em agosto de 1971, António Quino licenciou-se em Ciências de Educação e tirou o Mestrado em Ensino de Literaturas em Língua Portuguesa. Foi cofundador da Brigada Jovem de Literatura do Namibe. É também jornalista, colaborando regularmente no “Jornal de Angola”, no “O País” e na publicação “O Chá”. É docente universitário e atualmente é o diretor provincial da Educação, Ciência e Tecnologia da província do Bengo.