Maestro António Victorino d´Almeida apresenta documentário em Berlim

Publicado em quarta-feira, 16 outubro 2013 10:02

O maestro português António Victorino d´Almeida irá apresentar o filme “Gemeinsam: Erika Pluhar und Fado”, um documentário em língua alemã realizado pelo próprio, no dia 21 de outubro de 2013, pelas 19h00, no Instituto Ibero-Americano, em Berlim.

António Victorino d´Almeida,nascido em Lisboa a 21 de maio de 1940, é compositor, maestro, pianista, realizador de cinema e escritor português. Foi aluno de Campos Coelho no Curso Superior de Piano do Conservatório Nacional de Lisboa, formação que terminou com 19 valores. Seguiu para Viena, onde se diplomou em Composição com a mais alta classificação conferida pela Escola Superior de Música, tendo sido aluno de Karl Schiske.

É um dos compositores portugueses que mais obra produziu, desde a música a solo, para piano e outros instrumentos, à música de câmara, sinfónica e coral-sinfónica, ao Lied ou à ópera, além de obras para cinema ou para teatro, tendo recebido o elogio expresso de figuras com a importância de Hans Swarowski, Godfried von Einem, João de Freitas Branco e Dmitri Chostakovitch.

António Victorino d´Almeidatrabalhou na rádio, realizou filmes e documentários, atuou em filmes e séries televisivas e escreveu livros de ficção. Foi presidente do Sindicato dos Músicos, e desempenhou durante sete anos o cargo de Adido Cultural da Embaixada de Portugal em Viena, tendo recebido duas das mais importantes condecorações atribuídas pela Presidência da República da Áustria.