Apoio da sociedade civil no combate à pandemia Covid-19 em Moçambique

Publicado em sexta-feira, 01 outubro 2021 12:49

Terminou em de agosto de 2021 o projeto “In-touch 4 Impact: aproximar na distância para mitigar riscos e ativar o talento feminino”. Com início em agosto de 2020, este projeto decorreu em Monapo, Mossuril e na Ilha de Moçambique, constituindo uma das respostas da cooperação portuguesa no apoio ao combate à pandemia Covid-19 em Moçambique.

 

Promovido pela ONGD GirlMove em parceria com as ONGD APOIAR, Um Pequeno Gesto Uma Grande Ajuda e PROSOCIAL, teve como objetivo contribuir para minimizar os riscos enfrentados pelas raparigas e mulheres face à pandemia Covid-19, ativando o talento feminino enquanto agente de transformação das comunidades num contexto de crise.

Com recurso à comunicação a distância, as 940 adolescentes acompanhadas no âmbito deste projeto partilharam preocupações sobre ser infetado com a Covid-19, a suspensão das aulas ou o facto de não poderem regressar à sua rotina habitual.

Para potenciar o sucesso escolar, as 117 mentoras que acompanharam as raparigas, para além do acompanhamento semanal das jovens através de chamadas telefónicas e SMS, prestaram apoio no estudo, ajudando-as na preparação dos exames.

Este projeto incluiu ainda a emissão de radionovelas, tendo em vista a sensibilização e formação das comunidades face à Covid-19, mas também em saúde materno-infantil.