Apoio do Projeto FRESAN ao Instituto de Serviços Veterinários para vacinação de 150.000 animais

Publicado em sexta-feira, 10 julho 2020 17:23

O projeto da União Europeia FRESAN - Fortalecimento da Resiliência e da Segurança Alimentar e Nutricional em Angola concluiu, no dia 6 de julho de 2020, a campanha de apoio à vacinação de gado bovino na província do Namibe.

Durante um mês e meio, o Instituto de Serviços Veterinários do Namibe vacinou um total de 150.000 animais dos municípios de Bibala, Camucuio, Virei, Moçâmedes e Tombwa contra as doenças transfronteiriças Peripneumonia Contagiosa Bovina, Carbúnculo Hemático, Carbúnculo Sintomático e Dermatite Nodular Contagiosa Bovina, que ameaçam a saúde do efetivo animal, a fonte de rendimento da população e a sua segurança alimentar.

Referindo-se à ação, o Diretor do ISV do Namibe, Luís Bié, explicou que as campanhas “são uma componente das medidas profiláticas que têm como objetivo prevenir surtos de doenças nos animais e têm fortes impactos na economia local”.

O FRESAN é uma Ação financiada pela União Europeia ao abrigo do 11.º FED, no montante de 48,5 milhões de euros, e gerida pelo Camões, I.P., com o objetivo contribuir para a redução da pobreza e da vulnerabilidade à insegurança alimentar e nutricional nas províncias da Huíla, Cunene e Namibe, em Angola.

31684