Apoio no combate à pandemia Covid-19 em Moçambique

Publicado em quarta-feira, 24 fevereiro 2021 16:42

“In-touch 4 Impact: aproximar na distância para mitigar riscos e ativar o talento feminino” é um projeto em curso nas Províncias de Nampula (Cidade de Nampula), Sofala (Cidade do Dondo), Maputo (Cidade da Matola) e Gaza (Cidade do Chókwè), desde agosto de 2020, e constitui uma das respostas da cooperação portuguesa no apoio ao combate à pandemia Covid-19 em Moçambique.

Promovido pela ONGD GirlMove em parceria com as ONGD APOIAR, Um Pequeno Gesto Uma Grande Ajuda e PROSOCIAL, terminará em julho de 2021 e tem como objetivo contribuir para minimizar os riscos acrescidos enfrentados pelas raparigas e mulheres face à pandemia COVID-19, ativando o talento feminino enquanto agente de transformação das comunidades num contexto de crise.

Com recurso à comunicação à distância, as 940 adolescentes acompanhadas no âmbito deste projeto partilham preocupações sobre ser infetado com a Covid-19, a suspensão das aulas ou o facto de não poderem regressar à sua rotina habitual.

Para potenciar o sucesso escolar, as 117 mentoras que acompanham as raparigas, para além do acompanhamento semanal das jovens através de chamadas telefónicas e SMS, prestaram ainda apoio no estudo, ajudando-as na preparação dos exames.

Este projeto inclui ainda a emissão de radionovelas, tendo em vista a sensibilização e formação das comunidades face à Covid-19, mas também em saúde materno-infantil.