Apresentação da coleção “Comunidades Portuguesas” e entrega do Prémio Imprensa Nacional/Ferreira de Castro

Publicado em quinta-feira, 18 novembro 2021 15:26

No dia 18 de novembro de 2021, pelas 18h00, terá lugar a sessão de apresentação da coleção “Comunidades Portuguesas”, da Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM), e a cerimónia de entrega do Prémio Imprensa Nacional/Ferreira de Castro 2020 na Biblioteca da Imprensa Nacional.

Intervirão na cerimónia o Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e a Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes. O evento será transmitido nas páginas de Facebook da INCM e do MNE.

A coleção “Comunidades Portuguesas” resulta da colaboração entre o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) e a INCM, numa iniciativa para dar maior visibilidade e voz às comunidades residentes no estrangeiro. A coleção “Comunidades Portuguesas” será apresentada pelo Embaixador Luís Filipe Castro Mendes, presidente do conselho editorial.

O Prémio Imprensa Nacional/Ferreira de Castro 2020 será entregue a Mónica Vieira-Auer, distinguindo a obra de poesia "A Parte pelo Todo". A vencedora da 2.ª edição do Prémio Imprensa Nacional/Ferreira de Castro foi anunciada em outubro de 2020, tendo a cerimónia de entrega do prémio sido adiada no contexto da pandemia de COVID-19.

Este prémio é dirigido a portugueses residentes no estrangeiro e a lusodescendentes, e visa reforçar os vínculos de pertença à língua e cultura portuguesas. Tem um valor pecuniário de cinco mil euros e contempla a publicação, pela INCM, do trabalho distinguido.