Apresentação da obra "Entender o lugar – Embaixada de Portugal em Brasília"

Publicado em quinta-feira, 21 novembro 2019 12:06

A monografia Entender o lugar – Embaixada de Portugal em Brasília, em torno do edifício projetado por Raúl Chorão Ramalho (1914-2002), foi apresentada no dia 20 de novembro de 2019 no Camões, I.P. pelo diretor editorial e cultural da Imprensa Nacional – Casa da Moeda (INCM), Duarte Azinheira.

Na abertura da sessão, o Presidente do Camões, I.P., Luís Faro Ramos, realçou que existe uma “colaboração muito estreita entre o Camões, I.P. e a Imprensa Nacional – Casa da Moeda” e, a propósito da obra apresentada, leu “Brasília”, poema de Sophia de Mello Breyner que parte daquela capital e sua arquitetura. 

Duarte Azinheira explicou que Entender o lugar – Embaixada de Portugal em Brasília faz parte de um plano editorial da INCM orientado para o serviço público, que publica entre 80 e cem títulos por ano, e do qual fazem parte “um conjunto de textos fundamentais para a língua e cultura portuguesas”.

Acerca da monografia, que nasceu através de uma proposta de Alexandra Pinho, conselheira cultural da embaixada portuguesa em Brasília e diretora do Camões – Centro Cultural Português em Brasília, o diretor editorial da INCM destacou “a excelente prosa” dos textos dos arquitetos Jorge Figueira e de Luciano Margotto e a “enorme beleza” do ensaio fotográfico de Joana França, também arquiteta.

Antes de terminar a sua apresentação fazendo referência ao prefácio do Ministro de Estados e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, o diretor editorial Duarte Azinheira agradeceu ainda ao embaixador português em Brasília, Jorge Cabral, a colaboração com a realização desta monografia em torno do edifício que foi construído entre 1973 e 1978.

31218 3

31218 1