Apresentação das iniciativas públicas comemorativas do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP

Publicado em quarta-feira, 02 maio 2018 12:00

180 iniciativas, incluindo colóquios, espetáculos ou cinema, assinalam este ano, em 57 países, o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP.

A apresentação pública do programa de atividades do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP teve lugar no dia 30 de abril de 2018, no Ministério dos Negócios Estrangeiros, numa sessão presidida pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e que contou com a presença do Ministro da Cultura, Luís Castro Mendes, da Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, e do Presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P, Luís Faro Ramos.

A data, 5 de maio, foi estabelecida a 20 de julho de 2009, por Resolução da XIV Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP, realizada na Cidade da Praia, em Cabo Verde, para celebrar a língua portuguesa.

“É o dia que celebra a língua de 261 milhões de pessoas e das muito mais que a aprendem porque pensam que ela é útil como língua de comunicação, como língua de negócios, como língua literária e sempre como língua de cultura”, afirmou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva, durante a apresentação das celebrações, coordenadas pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua. I.P.

Outra das iniciativas que marcam a celebração do Dia da Língua Portuguesa é uma edição comemorativa resumida do “Novo Atlas da Língua Portuguesa”, em português, inglês e espanhol.

A língua portuguesa é a 4.ª língua mais falada no mundo, a mais falada no hemisfério sul e a 3.ª língua mais utilizada no Facebook.