Portugal: Apresentação da obra "A Herança da Chaxiraxi" de António Gualberto do Rosário

Publicado em quinta-feira, 03 maio 2012 08:22

"A Herança da Chaxiraxi" do escritor António Gualberto do Rosário, vai ser apresentado no dia 4 de maio, às 18h00, na sede da Associação Caboverdeana de Lisboa pela poetisa Carlota de Barros. A edição da obra teve o apoio do Instituto Camões.

António Gualberto do Rosário é natural da Ilha de São Nicolau, Cabo Verde, onde nasceu no dia 12 de julho do ano de 1950. Desde a adolescência revelou gosto pela escrita. Tem poemas publicados com diversos pseudónimos, no jornal "Mar Alto", da Figueira da Foz, na revista cabo-verdiana "Arte & Letra" e em todas as edições da publicação "Folhas Verdes", de que foi fundador, juntamente com outros colegas, e que circulou no Arquipélago nos finais dos anos oitenta.

Escreveu o seu primeiro conto ainda quando aluno do ensino secundário, com o título "Lume no Alto Selarino".

Na ficção, estreou-se com a obra "Hora Minguada", no ano de 2002. Em 2004 publicou a sua segunda obra de ficção, "Ilha Imaculada".

António Gualberto do Rosário é economista, tendo exercido vários cargos de relevo em empresas privadas e públicas e no governo de Cabo Verde. Empresário radicado na Ilha do Sal, tem sido convidado para pronunciar diversas conferências, nomeadamente em Cabo Verde, Brasil, Portugal, São Tomé e Príncipe e Espanha. É presidente do Conselho Diretivo da Câmara de Turismo de Cabo Verde.