Apresentação do livro "A Projeção Internacional do Espanhol e do Português: O potencial da proximidade linguística"

Publicado em quarta-feira, 28 outubro 2020 17:04

O Presidente do Camões - Instituto da Cooperação da Língua, Luís Faro Ramos, e o Diretor do Instituto Cervantes, Luís Garcia Montero, apresentaram hoje, dia 28 de outubro de 2020, em Madrid, o estudo conjunto sobre "A projeção internacional do espanhol e do português: o potencial da proximidade linguística" .

Luís Faro Ramos destacou na sua intervenção a importância deste estudo, assinalando tratar-se de um trabalho que não se esgota com a sua publicação, abrindo novas pistas para colaborações futuras e para novos trabalhos académicos conjuntos. Partindo deste princípio, lançou dois desafios para, em conjunto com o Cervantes, fomentarmos a tradução deste estudo nas línguas oficiais das Nações Unidas e organizarmos a apresentação do livro em todas as capitais ibero-americanas.

O Presidente do Camões, I.P. sublinhou a importância de não nos resignarmos perante situações adversas, recordando que "as línguas não se confinam [...], as línguas viajam livremente através dos seus poetas, dos seus escritores e[...] felizmente que é assim".

Garcia Montero destacou a excelência académica e investigadora deste estudo conjunto, assinalando a sua importância como elemento distintivo e de referência na afirmação das línguas portuguesa e espanhola, pela proximidade linguística, como valores globais, pondo em relevo o seu potencial linguístico, cultural, económico, social e científico.

O estudo consta de 14 capítulos, trabalhados por autores portugueses e espanhóis que, em espelho, trataram os mesmos temas para ambas as línguas. O estudo foi apresentado pela Coordenadora de Ensino e responsável pelo Centro de Língua Portuguesa do Camões em Madrid, Filipa Soares, e pela coordenadora da parte espanhola do estudo, Rebeca Gutiérrez Rivilla. A coordenação portuguesa do estudo foi da responsabilidade do professor Luís Reto. Ambas destacaram que a publicação deste estudo nos permite afirmar que, num contexto multilinguístico, o português e o espanhol podem disputar um dos lugares cimeiros no universo das línguas globais, pelo seu elevado número de falantes, pela influência da sua cultura e da sua presença nas redes e nas instituições internacionais bem como pela sua dispersão geográfica.

Link para apresentação: https://www.youtube.com/watch?v=l8gemaloHgQ&feature=youtu.be

31897 1

31897 2

31897 3

31897 4

Fotos: Fernando Gutiérrez Llorente