Apresentação do livro “The Portuguese at War: From the Nineteenth Century to the Present Day”

Publicado em quinta-feira, 06 fevereiro 2020 15:18

Teve lugar no dia 5 de fevereiro de 2020, no Auditório do Camões, I.P., a apresentação do livro “The Portuguese at War: From the Nineteenth Century to the Present Day” de Nuno Severiano Teixeira, diretor do Instituto Português de Relações Internacionais da Universidade Nova de Lisboa.

A apresentação esteve a cargo do ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, numa sessão que também contou com a presença do presidente do Camões, I.P., Luís Faro Ramos.

Perante um auditório repleto, onde estiveram presentes representantes das Forças Armadas – Força Aérea, Exército, Marinha –, Academia Militar, bem como representantes de fundações, corpo diplomático e docentes universitários, entre outras entidades, o ministro da Defesa Nacional descreveu como uma “circunstância muito feliz” a publicação da obra “The Portuguese at War”, “produto que é uma filtração de décadas de pesquisa e de reflexão”, acrescentou.

João Gomes Cravinho destacou ainda algumas temáticas recorrentes da história militar portuguesa abordadas no livro, tal como as mudanças de regime político e consequente impacto na organização das forças armadas ou o “equilíbrio que sempre se procurou entre o Atlântico e a Europa”.

Nuno Severiano Teixeira, que apresentará a obra nos Estados Unidos com o apoio do Camões, I.P., chamou a atenção para o facto de esta ter sido publicada em língua inglesa para que a história militar portuguesa pudesse ser acessível a um público que não fala português, língua em que a grande maioria da bibliografia sobre esta área está publicada.

Editado pela Sussex Academic Press, o livro analisa os conflitos e revoluções em que Portugal esteve envolvido, desde as Invasões Francesas a guerras civis, guerra da descolonização, participação na Primeira Guerra Mundial ou operações de peacekeeping de que fizeram parte forças nacionais. O livro debruça-se sobre as intervenções militares na política e o papel dos regimes políticos do país na reforma militar, como as Revoluções Liberais, a República, ou o período que vai da ditadura militar e do regime autoritário ao 25 de Abril, bem como a transição para a democracia. É dada na obra especial atenção a temas como os efeitos do isolacionismo no contexto internacional durante o Estado Novo e a europeização pós-Guerra Fria.

A abordagem do livro “The Portuguese at War: From the Nineteenth Century to the Present Day” procura aliar a acuidade histórica e científica a uma narrativa capaz de chegar a um público mais alargado, interessado em compreender o complexo alcance e papel de Portugal no mundo.

31393 1

31393 2

31393 3

31393 4

31393 5