Apresentação do relatório da OCDE sobre as “Dinâmicas do Desenvolvimento em África: Crescimento, Emprego e Desigualdade”

Publicado em segunda-feira, 08 abril 2019 11:54

Decorreu no dia 8 de abril de 2019, na sede da CPLP, em Lisboa, a apresentação da edição em português do relatório elaborado pelo Centro de Desenvolvimento da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) em parceria com a União Africana, intitulado “Dinâmicas do Desenvolvimento em África: Crescimento, Emprego e Desigualdade”. A tradução do documento foi apoiada pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.

O evento teve início com as intervenções do Secretário Executivo da CPLP, Francisco Ribeiro Telles, e da Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, seguido da apresentação do relatório, a cargo do Diretor do Centro de Desenvolvimento da OCDE, Mario Pezzini, e de um momento de debate aberto. Na sessão de encerramento o Presidente do Camões I.P., Luís Faro Ramos, apelou a todos os países da CPLP para integrarem o Centro de Desenvolvimento da OCDE, para além de Portugal, Brasil e Cabo Verde que já fazem parte daquele organismo. Defendeu ainda o estabelecimento de parcerias sólidas entre Portugal e os países africanos de língua oficial portuguesa e uma nova aposta em áreas como o ambiente, o mar e as energias renováveis.

O estudo "Dinâmicas do Desenvolvimento em África - Crescimento, Emprego e Desigualdade 2018" foi elaborado pela primeira vez, com o propósito de abordar as relações entre crescimento, emprego e desigualdades em África e as implicações nos quadros estratégicos.

O relatório, elaborado pela primeira pelo Centro de Desenvolvimento da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), preconiza para África desenvolvimento social, institucional e económico sustentável - os três pilares da Agenda 2063 - e recomenda o incentivo do investimento para fortalecer os sectores privados internos, a ajuda do sector privado a diversificar a produção e as exportações espaços rural e urbano, o reforço da governação económica e política e a melhoria de sistemas de proteção social.

Consulte aqui o relatório.

Veja aqui os vídeo da sessão.

30340 2

30340 3

30340 4