Apresentação do working paper “From Learning to Doing: Diffusion of Agricultural Innovations in Guinea-Bissau”

Publicado em quinta-feira, 05 dezembro 2019 14:26

O working paperFrom Learning to Doing: Diffusion of Agricultural Innovations in Guinea-Bissau” da investigadora Rute M. Caeiro, do Centro NOVAFRICA da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, foi apresentado no passado dia 2 de dezembro de 2019, na prestigiada Harvard University, em Cambridge (E.U.A.).

O estudo mostra os resultados do estudo de difusão de práticas agrícolas na aldeia de Suzana, na região de Cacheu, Guiné-Bissau, tendo sido desenvolvido no âmbito do projeto de cooperação para o desenvolvimento "Kópoti pa cudji nô futuro - Cultivar para colher o nosso futuro" implementado pela ONGD VIDA – Voluntariado Internacional para o Desenvolvimento Africano, que decorreu entre 2015 e 2018, com o apoio da União Europeia e do Camões, I.P.

O estudo evidencia que as agricultoras beneficiárias do projeto não só aumentaram o seu conhecimento e adotaram as práticas agrícolas otimizadas para o seu contexto, como também contribuíram para a disseminação do conhecimento destas mesmas práticas através das suas redes sociais comunitárias, posicionando-se como o grupo de agricultoras mais provável de vir a ser mencionado como fonte de conselhos agrícolas.