Apresentação Pública da Ação Cultural Externa

Publicado em quinta-feira, 02 fevereiro 2017 15:32

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e o Ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, apresentaram no dia 3 de fevereiro de 2017, às 11h00, no Palácio da Ajuda, em Lisboa, a estratégia da Ação Cultural Externa.

Mandatados por Resolução do Conselho de Ministros para coordenar as políticas públicas de ação cultural externa, os dois ministros apresentaram o plano que vai reforçar a cooperação estratégica entre os organismos que tutelam e alocar de forma mais eficiente os recursos, com o objetivo de melhorar a visibilidade da cultura portuguesa e da criação artística no estrangeiro.

A promoção internacional da cultura e língua portuguesas é uma das finalidades das políticas públicas e um desígnio capaz de reforçar a imagem externa da riqueza patrimonial e do dinamismo criativo de Portugal.

Foram definidos eixos transversais de programação, privilegiando temas inspirados em matérias da atualidade e de desenvolvimento, como: a coesão e a integração das comunidades; o exercício das liberdades e direitos; o debate sobre os preconceitos raciais e a discriminação em função do género; os objetivos do desenvolvimento sustentável; a educação, a ciência e a inovação.